terça-feira, 6 de novembro de 2012


"A MENOS DE UM METRO DO OURO"




 O hábito de abandonar tudo quando se é atingido por uma derrota temporária é uma das causas mais comuns de fracasso. Todo mundo comete uma vez ou outra.

 Na época da corrida para o oeste (EUA), um tio de R.U. Darby foi tomado pela “febre do ouro” e partiu decidido a cavar e enriquecer. Ele nunca ouvira dizer que o cérebro humano já produziu mais ouro do que foi extraído do solo. Demarcou um pedaço de terra e, munido de picareta e pá, entregou-se ao trabalho. Seriam tempos difíceis mas sua “febre” era indiscutível.

 Após semanas de trabalho, foi recompensado pela descoberta do brilhante minério. Precisava de máquinas para trazer o ouro à superfície. Sem chamar muita atenção, escondeu a entrada da mina, voltou para casa e contou a família e alguns vizinhos sobre seu “achado”. Eles se juntaram e conseguiram dinheiro suficiente para a compra e o transporte da maquinaria. 

 O primeiro vagão de ouro foi extraído e enviado a uma fundição. Os resultados comprovaram que aquela era uma das mais ricas minas do Colorado. Mais alguns vagões, e toda divida seria paga. Viria então o sucesso financeiro.

 À medida que a perfuração se aprofundava, as esperanças de Darby e seu tio chegavam as alturas. Foi quando algo aconteceu. O veio de ouro desapareceu. Chegaram ao fim do arco-íris e o pote de ouro não estava mais lá. Perfuraram desesperadamente tentando reencontrar o filão. Tudo em vão.

 Finalmente decidiram desistir.

 Venderam a maquinaria para um comerciante de ferro-velho por algumas centenas de dólares e tomaram o trem para casa.

 Mas aquele comerciante não era nada bobo. Chamou um engenheiro de minas para avaliar o local da escavação e fazer alguns cálculos. O engenheiro explicou que o projeto havia falhado porque os proprietários não tinham familiaridade com as linhas da falha geológica, que são fraturas na continuidade de uma formação rochosa causadas por deslocamento de terra. Os cálculos mostraram que o veio seria encontrado a menos de um metro de onde Darby havia parado de perfurar. E o veio estava lá.

O proprietário do ferro-velho tirou milhares de dólares da mina porque foi sábio o bastante para procurar o conselho de um especialista antes de desistir.

 A maior parte da quantidade arrecadada para comprar as maquinas fora levantada graças aos esforços do jovem Darby, graças aos esforços das pessoas que acreditaram nele. Embora tenha levado anos ele pagou cada centavo.

 Tempos depois, Darby recuperou e multiplicou tudo que perdeu quando descobriu que DESEJO pode ser transformado em ouro.

 Lembrando da fortuna que perdeu ao desistir a um metro do ouro, Darby usou a experiência no novo trabalho e dizendo a si mesmo: “Parei a menos de um metro do ouro, mas nunca vou desistir de uma resposta negativa a minha oferta de um seguro.”

 Darby passou a fazer parte de um pequeno grupo de 50 homens que vendia anualmente mais de 1 milhão de dólares em seguro de vida. Ninguém esta livre de, antes de alcançar o sucesso, sofrer derrotas temporárias ou até fracassos. O que a maioria faz é desistir. Mais de 500 homens, entre os mais bem sucedidos dos EUA disseram que o seu maior sucesso chegou logo após uma grande derrota.


texto de Napoleon Hill

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário